Metrópole dissonante


Permanecer alguns dias pela metrópole dissonante é procedimento de fluxos de olhares. É devorar caminhos nas sucessões impessoais da multidão-massa anônima. O imaginário que me povoa quando São Paulo é o destino dos pés é das trajetórias da justaposição do arcaico e moderno. Num movimento de caos-criação, Tom Zé carrega a sua paixão urbana pela cidade. No tecido verbal das suas canções há as paisagens urbanas irregulares. No tecido musical, os sons das aglomerações solitárias. São Paulo, inspiração de poesias fragmentadas. Ins-piração paulistana, movimento de assimilação do ar industrializado. Ins-piração paulistana, canalização do entusiasmo poético oriunda da circulação de tantas ideias, pessoas e caixas de fósforos. A massa anônima materializada nos metrôs é espírito de grupo ou comportamento de ovelha? 

- Se mesmo quando eu sei o que estou procurando não consigo encontrar, como vou encontrar o que estou procurando se nem sequer eu sei como é? (Mariana, Medianeras)

Pâmela Grassi

Comentários

  1. ai, Pam, São Paulo tb te adora!

    beijoca

    ResponderExcluir
  2. Amo São Paulo! Essa massa, é muito mais gado que ovelha. Para ela serve o clichê do povo marcado, com o inovado: nem sempre feliz...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas